Controladoria Estratégica

A terceirização da controladoria estratégica é um dos principais produtos da SMI Consulting Group, pois reúne as ferramentas mais importantes da gestão econômico-financeira em um só departamento, sendo de grande utilidade para apoiar a tomada de decisão dos gestores.

A Controladoria Estratégica tem como principal objetivo apoiar com informações úteis, de qualidade e atualizadas, o gestor na sua tomada de decisão. Para tanto, disponibiliza como ferramentas o orçamento empresarial, a gestão estratégica de custos, a precificação e o book de análise.

O orçamento empresarial é a tradução do plano estratégico para uma linguagem financeira e define para todos os gestores as suas funções dentro da estratégia da organização, portanto, o orçamento parte dos objetivos e premissas estratégicas e da definição de um conjunto de metas para cada gestor, os quais devem preparar um plano de ação para auxiliar no alcance dessas metas e objetivos estratégicos. Feito o plano orçamentário, o próximo passo é fazer o acompanhamento e controle do resultado, com o qual será possível analisar se tudo o que foi previsto está sendo realizado ou se há algum tipo de desvio da direção prevista. Caso isso aconteça, é necessário que o gestor justifique a causa do desvio e defina uma ação corretiva para o ajuste do orçamento e consequentemente, fazer com que o resultado previsto possa ser alcançado.

Já a gestão estratégica de custos não tem como único papel a redução de gastos para melhorar o resultado empresarial, mas uma série de ferramentas e avaliações sobre tudo o que pode interferir no lucro da empresa. Portanto, a gestão estratégica de custos tem como principal objetivo dar aos gestores ferramentas de análise custo x volume x lucro para auxiliá-los na tomada de decisão. Desta forma, é possível avaliar quais os melhores produtos da empresa, as unidades de negócios mais rentáveis, os clientes que trazem o maior resultado, entre outros.
Além disso, são calculados diversos indicadores de gestão que funcionam como um norte na tomada de decisão, reduzindo a possibilidade de perdas e aumentando o resultado econômico da organização, tais como: Ponto de equilíbrio, grau de alavancagem operacional e EVA.

A correta definição do preço de venda é umas das ferramentas mais importantes da empresa, não só para alcançar as metas de lucro e rentabilidade, mas também para posicionar de forma estratégica os produtos no mercado consumidor. A controladoria auxilia a empresa na tomada de decisão de precificação, dando informações sobre o preço mínimo que pode ser cobrado para a estrutura de gastos existente, além de municiar o tomador de decisão sobre o público-alvo da empresa e o que ele espera do seu produto ou serviço. Com tudo isso, pode-se definir o preço de venda de forma estratégica, tendo sempre como norte o objetivo de rentabilidade definido pela alta administração e o perfeito posicionamento do produto frente ao mercado.

Já o Book de Análise trará aos gestores informações atualizadas sobre o desempenho empresarial e os cenários nos quais a empresa atua. Para tanto, são analisados os principais indicadores econômicos do país e do mundo, com o objetivo de mostrar para o gestor um panorama do que está acontecendo no ambiente no qual ele opera e facilitar o entendimento sobre o contexto decisório. Por outro lado, também são analisados os principais indicadores de desempenho da organização, tendo como base os três grande pilares da gestão financeira, que são a visão econômica, a visão financeira e a estrutura de capital da empresa. Portanto, são calculados os indicadores de liquidez, rentabilidade, lucratividade, indicadores dinâmicos, prazos médios e os ciclos operacional e financeiro da empresa, facilitando o entendimento do gestor a cerca dos resultados alcançados e quais mudanças são necessárias para que a empresa atinja todos os objetivos propostos, de forma sustentável e sempre com o menor risco possível.